
MAB celebra o Mês do Patrimônio com programação especial e acessível para todas as idades
Oficinas, visitas mediadas, contações de histórias e atividades inclusivas movimentam os fins de semana de agosto no Museu de Arte de Brasília
O Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) preparou uma programação especial para celebrar o Mês do Patrimônio Cultural, com atividades que valorizam a memória, a diversidade e o acesso à cultura. A partir do dia 8 de agosto, os fins de semana no museu serão dedicados às experiências educativas e afetivas para públicos de todas as idades, incluindo bebês, crianças, famílias, professores e pessoas com deficiência.
Toda a programação é gratuita, com vagas limitadas para cada atividade. As ações acontecem no espaço educativo do museu, sempre com mediação sensível e foco na experiência coletiva. O projeto é viabilizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Oficinas de cordel e de mapas afetivos convidam o público a refletir sobre o patrimônio por meio de histórias, territórios e experiências pessoais. As visitas mediadas ganham versões bilíngues e acessíveis em Libras, e o teatro de sombras e as contações de histórias enriquecem ainda mais a vivência cultural dos visitantes. Durante aSemana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o museu reforça seu compromisso com a inclusão por meio de atividades adaptadas e acessíveis.
Aos sábados e domingos, sempre a partir das 10h30, o MAB oferece atividades como contação de histórias para bebês, oficinas artísticas e visitas temáticas que integram arte, patrimônio e ludicidade. Também estão previstas ações voltadas a escolas, com oficinas criativas adaptadas às diferentes faixas etárias da educação infantil ao ensino médio.
Entre os destaques, estão a Oficina de Cordel, que estimula a criação de folhetos ilustrados inspirados na literatura popular nordestina, e a Oficina de Mapas Afetivos, que propõe a construção de mapas baseados em memórias e vivências. Já as crianças da educação infantil podem participar da encantadora oficina Histórias do Cerrado com Bichinhos, enquanto os mais velhos exploram texturas e cores nas oficinas de Desenho em Relevo e Aquarela.
Encontro com professores
No dia 21 de agosto, às 19h, o MAB Educativo realiza mais uma edição do Encontro com Professores, no Museu de Arte de Brasília. Voltada aos educadores das redes pública e privada, a atividade inclui uma visita mediada à exposição “Terra Fraturada”, da fotógrafa Renate Graf, em cartaz até 15 de setembro. A mostra convida à reflexão sobre as urgentes crises ambientais contemporâneas e será ponto de partida para uma conversa sobre patrimônio, arte e meio ambiente, promovendo conexões entre a prática educativa e os temas abordados no museu.
Visitas bilíngues
Já pensou em visitar o Museu de Arte de Brasília com uma visita mediada bilíngue? O programa MAB Educativo oferece essa experiência toda segunda-feira, sempre às 13h, com sessões em inglês ao acervo do MAB, com duração de 1 hora. É uma excelente oportunidade para treinar outro idioma.
Oficinas para escolas no mês de agosto
Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.
Oficinas para Escolas
Educação Infantil – Oficina Histórias do Cerrado com Bichinhos
Ensino Fundamental 1 – Oficina de Desenho em Relevo
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio – Oficina de Aquarela
Programação de agosto (a partir do dia 8/8)
Sábado
10h30 – Contação de Histórias para bebês (18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada ao Acervo
16h30 – Oficina de Cordel (a partir de 4 anos) – 15 vagas
Domingo
10h30 – Teatro de Sombras (a partir de 4 anos) – 10 vagas
15h – Visita Patrimonial com Jogos
16h30 – Oficina de Mapas Afetivos (a partir de 6 anos) – 15 vagas
Fim de semana especial em celebração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (23 e 24 /08)
Sábado (23/08)
10h30 – Contação de Histórias para bebês (18 meses a 3 anos) – 10 vagas
15h – Visita Mediada ao Acervo em LIBRAS (23/8)
16h30 – Oficina de Cordel (a partir de 4 anos) – 15 vagas
Domingo (24/08)
10h30 – Teatro de Sombras (a partir de 4 anos) – 10 vagas
15h – Visita Patrimonial com Jogos
16h30 – Oficina de Mapas Afetivos Táteis (a partir de 6 anos) – 15 vagas
Sobre o MAB
O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.
Sobre a Mediato
Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte. Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.
Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB)
(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)
Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/
Oficinas: não é necessária inscrição
Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h
Informações: @mediato.art
Acesso: gratuito